Fotos Ródão

Fotos N S Alagada

Fotos Igreja

Paroquial

Esta página pretende ser:

- Um local de encontro do pároco com os seus paroquianos e amigos.

- Um local informativo sobre a vida religiosa das paróquias de Vila Velha Ródão, Fratel e Perais.

- A voz da igreja junto das comunidades que são chamadas a renovar-se, dentro do espírito da nova evangelização.

Nossa Senhora dos Avieiros e Tejo

VI Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo - em Vila Velha de Ródão

O cruzeiro, até Oeiras; tem como objetivos celebrar a religiosidade do povo, na devoção à Mãe de Jesus, aqui chamada Nª Sª dos Avieiros e do Tejo e também partilhar as culturas entre as diversas comunidades ribeirinhas do Rio Tejo, evidenciando as potencialidades deste rio, tantas vezes ameaçadas pelo mal necessário da industrialização.

1ª Etapa do VI Cruzeiro Religioso - Malpica até Vila Velha de Ródão

2ª Etapa do VI Cruzeiro Religioso - Vila Velha de Ródão até Alamal

Resumo da Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

para o Ano Missionário e o Mês Missionário Extraordinário

“Todos, Tudo e Sempre em Missão”

- O Papa Francisco declarou o mês de outubro de 2019 “Mês Missionário Extraordinário”, tendo como objetivo despertar para uma maior consciência da missão missionária da vida e da pastoral.

Acolhemos com alegria a proposta do Papa Francisco, de um Mês Missionário Extraordinário, para toda a Igreja.

Encontro pessoal com Jesus Cristo

- Desde o início do seu pontificado, o Papa Francisco tem lembrado que a ação missionária é o “paradigma de toda a obra da Igreja”. Assim sendo, não podemos ficar tranquilos, em espera passiva: é necessário passar de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária.

Com o “sonho missionário de chegar a todos”, o Santo Padre tem incentivado a ir às periferias, a ir até junto dos pobres, convidando os jovens a “fazer ruído”, a não “ficarem no sofá” a verem a vida a passar. No centro desta iniciativa, estão a oração, o testemunho e a reflexão sobre a centralidade da missão: trata-se de colocar a missão de Jesus no coração da própria Igreja, transformando-a, com a alegria dos agentes missionários…, porque sem alegria não se atrai ninguém.

Em estado permanente de Missão

- Como diz São Paulo, a visão de conjunto da humanidade mostra que tal missão está ainda no começo, e devemos empenhar-nos com todas as forças no seu serviço… A missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece.

- O Papa Francisco diz que é tarefa diária de cada um “levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, porque o anúncio do Evangelho, Jesus Cristo, é o anúncio essencial, o mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, o mais necessário” (EG 127).

Viver a Missão

- O Papa Francisco indica quatro dimensões para prepararmos e vivermos o Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019:

1. Encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na sua Igreja: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária.

2. Testemunho: os santos, os mártires da missão e os confessores da fé, que são expressão das Igrejas espalhadas pelo mundo.

3. Formação: bíblica, catequética, espiritual e teológica sobre a missão.

4. Caridade missionária: ajuda material para o imenso trabalho da evangelização e da formação cristã nas Igrejas mais necessitadas

Estas dimensões de oração, reflexão e ação propostas pelo Santo Padre, assim como o tema do Dia Mundial das Missões

em 2019 – “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” – estarão presentes nas várias iniciativas diocesanas ao longo de todo o Ano Missionário que vai de outubro de 2018 a outubro de 2019.

Renovação missionária

- Que este Ano Missionário se torne uma ocasião de graça, intensa e fecunda, de modo que desperte em todoss o entusiasmo missionário.

Fátima, 20 de maio de 2018, Solenidade do Pentecostes

Diseño Web Sevilla