SHCOLA CANTORUM

ESCOLA DE CANTORES

Ninguém duvida da sua necessidade e urgência.

Há muito tempo que é desejada, pelo menos desde os anos 90.

Anunciada agora, com surpresa, pelo nosso bispo, vem de encontro ao que muitos pensam ser de urgente necessidade, para valorização das celebrações religiosas / litúrgicas das nossas comunidades.

O programa e publicidade foram anunciados, com muita timidez,  pelo nosso bispo, em simples email enviado aos padres. Fica a dúvida se se trata de iniciativa diocesana, ou apenas paroquial, da paróquia de São Miguel da Sé de Castelo Branco.

O programa, a avaliar pelas disciplinas apresentadas, parece uma iniciativa megalómana. Oxalá que seja exequível. O futuro muito próximo o dirá.

Fica, no entanto, esta certeza:

- Precisamos de preparar leitores, com boa dicção.

- Precisamos de preparar acólitos.

- Precisamos preparar salmistas.

- Precisamos de aprender a quironomia elementar da regência do canto ritmado moderno e do canto gregoriano.

- Precisamos de iniciar organistas.

- Precisamos de ensinar os padres a executar o canto gregoriano numa das suas caraterísticas mais elementares que é o ritmo. (Hoje, muitos padres já não não sabem dar à recitação dos salmos o ritmo gregoriano que lhe é devido).

Esperamos que esta escola dê ao canto oficial e tradicional da Igreja aquilo que ele já perdeu.