HOMILIAS  PARA  2016/17  -  Ano A

Visitas com início em 13 de Maio / 2016:

free web counter

O QUE SE PRETENDE

TRABALHO DE CASA

A falta de sacerdotes é cada vez mais acentuada. Na diocese de Portalegre - Castelo Branco, a situação é cada mais alarmante. As estruturas da pastoral já não respondem às necessidades, em virtude de o nosso clero ser pouco e idoso. O esforço que muitos sacerdotes fazem para assistirem muitas paróquias que lhes são entregues, está quase a atingir o desumano.

Nas nossas paróquias de Vila Velha de Ródão, há mais de 15 anos que vimos preparando leigos, segundo o espírito do Concílio Vaticano II, para substituírem o sacerdote, nos ministérios que eles podem exercer:

- distribuição da Comunhão;

- celebração da Palavra de Deus;

- presidência nas procissões;

- assistência aos funerais, catequese, etc.

Se o pároco ficar incapacitado, temporariamente, como já aconteceu, a vida da paróquia continua, sem termos de recorrer aos poucos sacerdotes das paróquias vizinhas.

Na presidência aos funerais na ausência do sacerdote, fomos os pioneiros, nesta diocese, sempre bem aceites pelas comunidades que antecipadamente preparámos, ( foi o trabalho mais difícil) embora muitas vezes criticados por algum clero mais conservador.

Nestas paróquias temos vários MECDAP (Ministros Extraordinários das Celebrações Dominicais na Ausência do Presbítero) que todos os domingos celebram a Palavra de Deus, onde o pároco não pode ir e presidem aos funerais, na impossibilidade do pároco.

As celebrações da Palavra de Deus são atos litúrgicos reconhecidos e incentivados pela Igreja. Elas fundamentam-se no caráter sacerdotal de cada batizado.

Cada celebração da Palavra de Deus é uma forma de o povo consagrado pelo Batismo, "proclamar as maravilhas Daquele que nos chamou das trevas à luz".

As celebrações da Palavra de Deus não são uma criação das últimas décadas, mas fazem parte da tradição. As comunidades primitivas criaram uma estrutura de Celebração da Palavra - o ofício divino.

Para a necessária preparação das celebrações e como trabalho de casa dos "Ministros da Palavra de Deus", aqui ficam as homilias, para cada domingo.

Muito importante: Os ministros dar-lhes-ão o seu cunho pessoal e adaptá-las-ão às realidades de cada comunidade.

ANO A - Homilias

Domingo / Dia Santo